A segunda edição do Pré-Junino reunirá 15 grupos em um grande festival de apresentações no próximo dia 18 de maio, na Praça do Trabalhador, em Ceilândia
O São João do Distrito Federal é um dos mais longos do país, com um ciclo festivo de aproximadamente cinco meses. A festa mobiliza a região inteira, com apresentações de bandas, festivais e circuitos de quadrilhas. No próximo dia 18 de maio, 15 quadrilhas juninas do Distrito Federal e Entorno irão se encontrar na Praça do Trabalhador, em Ceilândia, para a segunda edição do Pré-Junino. O evento gratuito tem a intenção de reunir os brincantes e apresentar ao grande público um “gostinho” do que está por vir nos grandiosos espetáculos deste ano.
A festividade é organizada pela Federação de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno. “A expectativa da Federação para este ano é a melhor. Estamos preparando grandiosos espetáculos para este ano. Cinco grupos irão representar o nosso estado em concursos e festivais nacionais. No pré-junino, cada quadrilha terá 10 minutos de apresentação”, conta o presidente da organização, Robson Vilela, o Fusca, que também conduz a Sanfona Lascada.
O diretor administrativo da FequajuDFE, Juão Alex, que também é presidente da Sabugo de Milho, de Taguatinga, revelou que este ano as pessoas podem esperar muita beleza, organização e brilho para o evento. “As quadrilhas estão trazendo trabalhos belíssimos, fruto da dedicação ao longo desses meses. Isso serve como um gás para mostrarmos o nosso trabalho e o que queremos apresentar nos arraiais do Distrito Federal e Entorno. Consegue fomentar cada vez mais a nossa cultura junina na região, que vem crescendo cada vez mais”.
Muitos grupos já estão ensaiando desde o final de 2023, como, por exemplo, a junina Saca Rolha, como conta a presidente do grupo, Jéssica Leite. “Os preparativos estão a todo vapor. O São João está bem aí e esse é o tempo que temos para ajustar os detalhes. As pessoas podem esperar desse pré-junino um evento cheio de amor, carinho e amizade. É o pontapé inicial para o nosso São João. Um esquenta para a temporada de 2024. Um esquenta de agradecimento também. Por tudo que vai acontecer ainda. As pessoas podem esperar muita alegria, muita emoção e envolvimento. O São João é isso”.
Grupos participantes
Irão participar da mostra as quadrilhas Filhos do Sertão, Elite do Cerrado, Saca Rolha, Vira e Mexe, Triscou Queimou, Aquarela Nordestina, Êta Lasquêra, Oxente Vire, Si Bobiá a Gente Pimba, Pula Fogueira, Segue o Fogo, Flor do Mamulengo, Sabugo de Milho, Sanfona Lascada e Paixão Cangaço.
Sobre a FequajuDFE
A Federação de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno foi fundada em 2023 por mãos que fazem o movimento junino há mais de 40 anos na região. Trata-se de grupos que ao longo de suas respectivas trajetórias conquistaram troféus e prêmios. Ela também é composta por quadrilhas jovens, iniciantes no movimento junino. “Só somos novos no nome, mas na estrada temos décadas de dedicação e compromisso com o movimento”, ressalta Fusca.
Circuito da FequajuDFE de 2024
Os 15 grupos irão disputar em um circuito junino, que ocorrerá entre os meses de julho e agosto. Serão quatro fases até a grande final, ainda sem data e local definidos. O vencedor irá disputar em concursos nacionais.
Contatos
Juão Alex – diretor administrativo da FequajuDFE – (61) 98271-3021
Fusca – presidente da quadrilha Sanfona Lascada e da FequajuDFE – (61) 99452-3814