*Mastruz com Leite abre a programação do O Maior São João do Cerrado*

_De 12 a 15 de setembro, a maior festa junina fora de época do Brasil chega a Ceilândia, com muita música, comidas típicas e toda a felicidade do povo nordestino_

Considerada a maior festa junina fora de época do país, O Maior São João do Cerrado já tem data e hora marcada. A 16ª edição do evento será realizada de 12 a 14 de setembro, em Ceilândia. A banda Mastruz com Leite, considerada um dos grupos de forró mais tradicionais do país, abre a programação no palco principal.

Desde sua estreia, OMSJC já reuniu mais de quatro milhões de pessoas, 1.640 horas de música e 26 mil artistas contratados. A cada edição são gerados 100 mil watts de som e 300 mil watts de luz são consumidos. Além de fomentar a cultura, o festival estimula a economia. Só em 2023, foram gerados 1,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos.

Um evento gigante, a última edição do Maior São João do Cerrado reuniu 150 mil pessoas, em mais de 22 horas de shows. No palco principal, 18 atrações se revezaram garantindo um espetáculo de música e de dança. Nas ilhas de forró e no coreto, 51 trios de forró se alternaram, garantindo o mais autêntico bate coxa.

 

Para a organizadora, Edilane Oliveira, o evento é uma celebração da arte e da alegria. “O Maior São João do Cerrado é um grande palco da cultura popular em pleno Planalto Central, inteiramente voltado às famílias brasilienses”, explica.

 

Segundo a produtora, só quem já viveu a experiência de uma festa de São João no Nordeste brasieliro, compreende a importância dos festejos e o significado de trazer para Ceilândia e para o Distrito Federal, um evento como o OMSJC.

 

“É quase impossível encontrar um migrante nordestino que não sinta saudade da sua terra quando junho se aproxima. A névoa e o cheiro das fogueiras, o barulho das bandeiras e o ritmo contagiante do forró acendem memórias que, ano após ano, me motivam a realizar essa festa. O São João é um presente para o brasiliense e, sobretudo, para o povo nordestino”, destaca a produtora.

 

Ceilândia

Capital do Nordeste no Distrito Federal, Ceilândia tem, em sua formação, a segunda maior comunidade nordestina do país fora do Nordeste. Caminhar pelas ruas, feiras e praças da cidade é encontrar um pedacinho da região em cada esquina. E não haveria lugar mais adequado para erguer o grande palco da festa.

“Muitas pessoas já disseram que eu deveria levar O Maior São João do Cerrado para o Plano Piloto, para o centro da cidade. Mas Ceilândia é a casa do São João. E todos da cidade sabem da minha luta, ano após ano, para defender esse chão como nosso território”, afirma Edilane Oliveira.

Acessibilidade

Mais que promover entretenimento, O Maior São João do Cerrado tem como premissa possibilitar inclusão para o público. O evento conta com intérpretes em libras, audiodescrição, plataforma elevada para pessoas com mobilidade reduzida e estacionamento exclusivo para PCD.

O Maior São João do Cerrado é organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI).

Redação

Redação