Apagão atinge diversas regiões do DF após desligamento automático de subestação

                                             Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (16/8), moradores de pelo menos 10 regiões do Distrito Federal enfrentaram um apagão que começou por volta das 11h. O problema, que afetou vários pontos aqui no DF, foi causado por um desligamento automático na Subestação Brasília Sul, de acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Regiões como Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Samambaia foram algumas das mais atingidas, além de áreas no Guará 2, Vicente Pires, e até o Aeroporto de Brasília.

A Neoenergia, responsável pela distribuição de energia na região, informou que a falha não está relacionada à sua rede de distribuição, mas sim a um problema no sistema de transmissão de Furnas. Em nota, o ONS explicou que o desligamento automático na subestação interrompeu 330 MW de carga, afetando amplamente o fornecimento de energia em várias partes do DF.

Apesar das dificuldades, como a oscilação de energia em diversas estações do metrô, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) garantiu que a circulação dos trens continuou sem interferências significativas. O Aeroporto de Brasília, por sua vez, utilizou geradores próprios para manter as operações normais, sem impactos nos voos.

Por volta das 12h45, cerca de 72% das áreas afetadas já haviam tido o serviço restabelecido, mas o ONS continua aguardando mais informações para analisar a causa do apagão e concluir a normalização do sistema.

Fontes: G1 e Metrópoles.

 

Redação

Redação